INDÚSTRIA DE CAFÉ 3 CORAÇÕES PASSARÁ ADQUIRIR MATÉRIA PRIMA DOS CAFEICULTORES DE SILVESINDÚSTRIA DE CAFÉ 3 CORAÇÕES PASSARÁ ADQUIRIR MATÉRIA PRIMA DOS CAFEICULTORES DE SILVES

Publicado em 08/02/2019, Por Assessoria de Imprensa

No último dia 08 de fevereiro, o Secretário de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Petrúcio Magalhães Júnior, apresentou na Sede da Indústria da Café 3 Corações, os Planos de Governo do Amazonas para fortalecimento da cafeicultura no Amazonas e município de Silves. A visita teve a participação do Prefeito Municipal de Silves Aristides Queiroz, Secretária de Produção de Silves Ruciléia Melo, Cafeicultores da Associação ASA de Silves, Rosilque Mendes de França, gerente do Idam de Silves, Diretora Presidento do IDAM – Eda Maria, O gerente da Indústria de Cafés 3 corações, Joseliton Lopes. Na ocasião, o secretário e convidados conheceram as instalações da indústria que fica localizado no Km 13 Rodovia AM 010, a indústria 3 corações, que passará a adquirir matéria- prima dos Cafeicultores do Município de Silves, da Associação Solidariedade Amazonas(ASA), a iniciativa irá fomentar o plantio de pequenas áreas de café junto aos seus associados, para garantir maior renda a suas famílias e melhorar a vida no campo.

Durante a apresentação, Petrucio destacou as ações de governo previstas para serem atingidas entre os anos de 2019 e 2022, como aumentar a produção de 7 mil para 360 mil sacas/ano; firmar parcerias com institutos de pesquisa, de crédito e de financiamento; realizar a construção de 20 armazéns municipais e comunitários; recuperar 500 hectares de ramais e capacitar técnicos e produtores.

“O sistema Sepror, a Embrapa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Federação da Agricultura estão trabalhando de forma integrada, para sensibilizar novos produtores e novos municípios a aderirem ao cultivo do café Conilon, que é ideal para as nossas condições climáticas e florestais. Também, vamos trabalhar a capacitação, tanto dos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), como também dos produtores rurais”, informou Petrucio.

Fomento à produção regional – O gerente da Indústria de Cafés 3 corações, Joseliton Lopes, informou que a matéria-prima da fábrica vinha toda de fora, mas que a partir de agora passará a importar menos e começará a comprar mais dos cafeicultores locais, fomentando a produção regional.

Existe uma grande expectativa nossa de a médio e longo prazo estarmos comprando toda a linha de café robusta, tipo Conilon, aqui do estado do Amazonas. Isso também vai fazer com que a gente ajude a fomentar a produção local e a prospectar não só a produção, mas também a comercialização”, disse Joseliton.

Fortalecimento do segmento – O produtor rural e Presidente da Associação Solidariedade Amazonas (ASA), Roque Lins, acredita no apoio oferecido pela Fábrica 3 Corações e no plano de ação do governo do Amazonas para fortalecimento do segmento.

“A gente espera que, a partir de agora, o Governo do Estado invista pesado em projetos, nos ajude com investimentos, com tecnologia e técnicos capacitados para acompanhar o projeto”, pediu Roque.

O Prefeito Aristides Queiroz destacou, ”a Industria de Café é o nosso compromisso, e iremos aumentar cada vez mais a produção de café, participar ativamente, impulsionando a parceria entre Prefeitura/Associação, visando impulsionar cada vez mais a produção de café, nossa proposta é  ter uma produção boa.