Publicado em 11/04/2022, Por Assessoria de Imprensa

Garantir o desenvolvimento socioeconômico, uma mobilidade de qualidade e obras duráveis. Esses são os principais fatores que compõem o planejamento em infraestrutura voltado para a mobilidade urbana no município de Silves (distante 266 km de Manaus).

Há cerca de um mês, os maquinários para montagem da Usina de Asfalto começaram a chegar no município com a esperança do sonho se tornar realidade. Veículos e equipamentos utilizados no recapeamento asfáltico nos bairros Vila Costa, Centro e Mucajatuba, já estão nas ruas para o início das obras. Um total de R$ 3.249.825,47 (três milhões, duzentos e quarenta e nove mil e oitocentos e vinte e cinco reais e quarenta e sete centavos) serão investidos até o final da obra.

O investimento tem o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida a população no âmbito da mobilidade urbana, desenvolvendo obras que sejam funcionais e duráveis. Nesse aspecto, o prefeito municipal de Silves Paulino Grana, explica a importância do recapeamento nesses bairros. “Há anos temos a necessidade da manutenção do sistema viário do município, a última vez que Silves recebeu um trabalho intenso nas vias foi em 2005, ou seja, há 17 anos atrás. Hoje, com essa emenda do senador Eduardo Braga de mais de 3,2 milhões, no município será beneficiado em três bairros”, explica.

Para a economia, o prefeito diz que será um impacto grande, que ocasionará geração de emprego e renda para os moradores da cidade. “São poucas vagas, no entanto, o asfalto é um produto que requer cautela no manuseio e a cidade ainda é escassa de profissionais qualificados nesta área. Quando concluída a obra, certamente viabilizará em 100% a logística de toda a população”.

Um local foi preparado para receber todos os equipamentos que compõem a usina de asfalto que ficará no munícipio pelos próximos três meses, prazo para a conclusão da obra que contemplará 25 ruas dos bairros acima citados.

Para o chefe de obras da M.S. Construtora, Aderson Menezes, esse é um projeto que abrange grande parte do município e tem uma notoriedade e importância extremamente significativa para a sociedade, uma vez que com 100% das obras concluídas, facilitará o trânsito na cidade, proporcionando maior segurança e tráfego de veículos na cidade.

A obra do sistema viário de Silves é fruto da emenda parlamentar do senador Eduardo Braga, através do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), e contará com a aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) com uma área de 54.937,89 M² e com extensão total de 8.441,75 M. As vias a serem recapeadas terão largura variável de 5,00 a 8,00 M. O prefeito Paulino Grana lembra que dependendo clima, a projeção de entrega de todo o sistema recapeado é em 90 dias.