III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 30 E 31 DE JULHO DE 2018III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 30 E 31 DE JULHO DE 2018

Publicado em 31/07/2018, Por Assessoria de Imprensa

NOS DIAS 30 e 31 de JULHO, O MUNICÍPIO DE SILVES, REALIZOU A III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ALDA AMAZONAS MARTINS, E LEVA PROPOSTAS  PARA A ESTADUAL. O evento foi realizado  pela Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Silves, com o apoio do Conselho Municipal de educação e SEDUC, Com um público de 200 pessoas, professores e profissionais da educação de  09 escolas municipais, 2 escolas Estaduais, participaram diretamente, além de representantes de entidades civis de Silves.

O prefeito Aristides Queiroz, destacou que tem como prioridade em sua gestão, investir para melhorias das escolas,  buscando o nível de excelência.

Foram discutidas entre todos os participantes, as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual. O tema desta etapa foi: A Consolidação do Sistema Nacional de Educação - SNE e o Plano Nacional de Educação - PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, que discutiu os seguintes eixos temáticos:

I. PNE  na  articulação  do  SNE:  instituição, democratização,  cooperação  federativa,  regime  de  colaboração, avaliação e regulação da educação;

II. Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III. Planos  decenais,  SNE  e  gestão  democrática: participação popular e controle social;

IV. Planos decenais, SNE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

V. Planos  decenais,  SNE,  Educação  e  diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI. Planos  decenais,  SNE  e  políticas  intersetoriais  de desenvolvimento  e  Educação:  cultura,  ciência,  trabalho,  meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII. Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

VIII. Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social.

O OBJETIVO DA NOSSA CONFERÊNCIA FORAM:  MOBILIZAR A SOCIEDADE SILVENSE PARA INTENSIFICAR O MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DO PME, SUAS METAS E ESTRATÉGIAS, ALÉM DE PROPOR POLÍTICAS E AÇÕES QUE INDIQUEM RESPONSABILIDADES, CORRESPONSABILIDADES, ATRIBUIÇÕES CONCORRENTES, COMPLEMENTARES E COLABORATIVAS ENTRE OS ENTES FEDERATIVOS E OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO.

MONITORAR E AVALIAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PME, COM DESTAQUE ESPECÍFICO AO CUMPRIMENTO DAS METAS E DAS ESTRATÉGIAS, SEM PRESCINDIR DE UMA ANÁLISE GLOBAL DO PLANO, E PROCEDER A INDICAÇÕES DE AÇÕES, NO SENTIDO DE PROMOVER AVANÇOS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS;

MONITORAR E AVALIAR A IMPLEMENTAÇÃO DO PME, MENSURANDO OS AVANÇOS E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.

Foram escolhidos dois  delegados, com direito a voz e voto  para representar  o município de Silves, na conferência estadual de educação.