ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE QUALIDADE É GARANTIDA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SILVESALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE QUALIDADE É GARANTIDA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SILVES

Publicado em 01/04/2019, Por Assessoria de Imprensa

Aproximadamente 7,5 Toneladas foram adquiridas em Alimentação Escolar, para o início do Ano Letivo/2019.

Oferecer uma alimentação escolar de qualidade a todos os alunos da rede municipal de educação é uma preocupação constante dos profissionais envolvidos na alimentação das mais de 2310 crianças que fazem parte do sistema de ensino do município de Silves.

Todas as 11(onze) onze escolas, 1(uma) na zona urbana, 8(oito) na zona rural e 2(duas) na estrada da várzea são atendidas e fazem parte do planejamento elaborado por uma profissional em nutrição. Um cardápio prévio é elaborado de forma que ele compreenda o uso de alimentos variados, levando em consideração a oferta de uma alimentação diversificada que respeite a produção agrícola local e sua sazonalidade, além da cultura, as tradições e os hábitos alimentares da região, servimos desjejum, almoço e lanche da tarde.

Quem cuida da elaboração e planejamento do cardápio escolar é a nutricionista Rayanne Nascimento, responsável técnica por toda a alimentação dos alunos. Segundo ela, a qualidade da alimentação está diretamente ligada ao desempenho dos alunos dentro de sala de aula. “A alimentação escolar visa contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem e o rendimento escolar de cada aluno. Também a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos é pensada por meio da oferta de refeições que supri as suas necessidades nutricionais, atuando na prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida durante o ano letivo”, disse a profissional. Os cuidados com o armazenamento e distribuição da alimentação escolar, são organizados pela coordenadora do CAE Vanilza Oliveira.

A nutricionista Rayanne do Nascimento enfatizou também, o inicio do projeto horta orgânica, que servirá para educação nutricional dos alunos, e consequentemente impactará no processo de ensino aprendizagem deles, juntamente com os professores, ensinando a importância de alimentos saudáveis e orgânicos dentro da cultura do município, os trabalhos serão acompanhados pelos professores, nutricionista em parceria com o IDAM.

Diversidade e qualidade

Silves hoje vive um novo tempo também na alimentação escolar, onde a regionalização tornou-se prioridade. É rotina vermos nossas crianças tomando mingau de banana, desfrutando de frutas como melancias, abacaxi e laranjas, assim como legumes e verduras. Gerando assim renda aos nossos produtores e agricultores locais.

O Prefeito Municipal de Silves, Aristides Queiroz, reforçou a importância de uma alimentação escolar de qualidade e salienta ser este um ponto que tem atenção especial entre os profissionais da educação do município. “Oferecer uma alimentação escolar de qualidade é primordial para o aprendizado de nossas crianças e todos os profissionais ligados no preparo dos alimentos sabem disso, o que resulta na satisfação e no bom resultado escolar que temos tido no decorrer dos anos”. Ele ainda lembra a importância das “merendeiras” no preparo dos alimentos. “Além de termos alimentos de qualidade e diversificados e uma nutricionista que nos auxilia, vale ressaltar o ótimo trabalho das merendeiras que preparam todos os alimentos com muito carinho e amor para os nossos alunos”, destacou Aristides.

Sabendo desta importância, o Executivo Municipal faz questão de dar atenção a este item garantindo os recursos necessários para a manutenção da qualidade da alimentação das crianças atendidas pela rede municipal de educação.